"AW-11457436238": { "groups": "default" } "AW-11457436238": { "groups": "default" } Carros Novos Importação Independente ~ Moderno Carros

ads

sábado, 17 de junho de 2017

Carros Novos Importação Independente

Carros Novos Importação Independente 

Carros Novos Importação Independente

Carros Novos Importação Independente


Saiba como funciona a importação de carros sem ser pelas mãos das montadoras; lojas fazem a operação, mas há custos.

Antes da abertura do mercado para produtos importados, em 1990, quem quisesse um carro vendido somente no exterior teria de fazer importação independente. Fundada em 1988, a Abraciva (Associação Brasileira de Comerciantes Importadores de Veículos Automotores) diz ter sido uma espécie de cobaia para as montadoras. "Até hoje é assim. Antes de trazer um carro de forma oficial, as empresas veem como está o nosso mercado com aquele modelo", diz Juarez Souza, presidente da associação. Saiba, então, 10 coisas sobre esta operação.

1 - Não há restrição para a importação de veículos. O consumidor pode escolher qualquer modelo de qualquer país. Apenas carros a diesel, sem ser 4x4 com reduzida ou com capacidade de carga acima de uma tonelada, não podem ser emplacados no Brasil.

2 - Ao receber o pedido do cliente, o importador independente busca o carro em uma concessionária parceira no exterior. Do país escolhido, o veículo vem para o Brasil de navio ou avião.

3 - Ao chegar, os carros não passam por nenhum tipo de "tropicalização". "As centralinas atuais já identificam o tipo de combustível e se adaptam à gasolina brasileira depois do segundo abastecimento", explica Souza. "Só os superesportivos, como os Lamborghini, é que precisam de uma mudança na bomba de combustível".

4 - Os custos para trazer um carro englobam o imposto de 35% sobre o preço FOB (Free on Board), que é o custo do carro, do frete e do seguro de transporte. Na chegada, ainda é preciso pagar IPI (imposto sobre produto industrializado), ICMS (imposto sobre circulação de mercadoria e serviço), PIS-Cofins, armazenagem, licença do Ibama, taxas portuárias e de aduana e o lucro do importador.

5 - O licenciamento no Brasil é normal, como um carro comprado na concessionária. Não é preciso fazer homologação nem vistoria. "Está tudo escancarado. É possível trazer um carro do Paquistão e emplacar aqui", reclama o presidente da Abraciva.

6 - Algumas lojas possuem contratos com oficinas de grande porte, que garantem a manutenção e a reposição de peças dos carros importados. A importadora Forest Trade, por exemplo, está construindo uma oficina própria.

7 - A garantia obrigatória por lei é de 90 dias. O período varia e pode chegar a um ano em alguns importadores.

8 - A revenda do carro importado de forma independente é normal e o preço varia conforme o mercado.

9 - Segundo os importadores, a desvalorização de um importado independente é a mesma de um modelo equivalente trazido oficialmente por montadoras. "Dependendo do carro, é até mais valorizado".

10 - Os números de vendas são registrados pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), que mistura aos carros vendidos pelas montadoras. "Sendo assim, fica difícil medir o volume de vendas, mas acreditamos que em 2009 tivemos cerca de 6.000 carros independentes vendidos no Brasil", afirma o presidente da Abraciva.

0 comentários:

Postar um comentário

 
"C_R03kRJ8FjsY": { "on": "visible", "vars": { "event_name": "conversion", "send_to": ["AW-11457436238/AHqNCOKJ1IIZEM60qtcq"] } }