Embora o mercado automotivo chinês em 2020 tenha sofrido
bloqueios e paralisações de produção devido aos efeitos do novo coronavírus,
parece que as montadoras japonesas agora estão recuperando as vendas.
A Toyota
Motor Corp. anunciou que suas vendas no mercado de julho na China aumentarão
19,1% com relação ao ano anterior.
Desde 2011, a China tratará os veículos
híbridos como veículos com baixo consumo de combustível e implementará
tratamento preferencial, e espera-se que a parcela de carros japoneses aumente
ainda mais.
Embora os fabricantes chineses estejam indo bem, por que os
carros japoneses são tão bem avaliados na China? Entusiastas da mídia chinesa
publicaram recentemente um artigo que avalia a alta tecnologia das empresas
japonesas e analisa a lacuna tecnológica com a China.
O artigo analisa que, na era moderna, os pontos de partida do
campo industrial eram quase os mesmos no Japão e na China. O ponto de partida
aqui parece referir-se ao movimento dos Assuntos Ocidentais no caso da China e
à Restauração Meiji no caso do Japão.
No entanto, ele ressaltou que o
desenvolvimento da China parou após a guerra e foi retomado após o
estabelecimento da Nova China. "O Japão continuou a se desenvolver
enquanto a China estava estagnada", disse ele.
De acordo com o artigo, o que dividiu o Japão e a China no
desenvolvimento do pós-guerra estava relacionado à "dependência da China
da União Soviética" na fabricação de automóveis. A União Soviética disse
que atrasou o desenvolvimento tecnológico porque não tinha experiência na
fabricação de automóveis.
O Japão também tem um sistema econômico de mercado
diferente do da China, por isso se desenvolve rapidamente e a lacuna com o
Japão aumenta rapidamente.
A China, que adotou o "método de aquisição de
tecnologia em troca do mercado" desde o início dos anos 1980, supostamente
entrou no mercado chinês por empresas japonesas e rapidamente se tornou o
"principal mercado chinês".
Desde então, as
montadoras chinesas começaram a imitar e avançaram e, recentemente, a marca
chinesa também é capaz de fazer bons produtos e até exportar para o exterior.
No entanto, ele reconhece que ainda há muitas coisas que a China pode aprender
com a fabricação de automóveis japonesa. O Japão continuará a ser um bom
exemplo e alvo para a China. (Editor: Kenji Murayama) (Imagem da foto cortesia
do 123RF)
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